TETO Brasil realiza construção de primeira Moradia Semente Eco Sustentável em favela que abrigava antigo lixão
A TETO Brasil, ONG com atuação nas comunidades mais precárias e invisíveis do país, em parceria com as empresas Fuplastic, Amanco Wavin e a ONG Biosaneamento, realiza a construção da primeira Moradia Semente Eco Sustentável de sua história. Com capacidade de retirar duas toneladas de lixo da natureza, a casa feita de blocos de plástico reciclado foi erguida em 15 horas e será concluída em 1º de julho, na comunidade Porto de Areia, em Carapicuíba (SP), local fundado por catadores de lixo reciclável, no qual a TETO atua há mais de 7 anos. Esta é a primeira de 1000 moradias que os parceiros querem construir juntos no país.
Esta moradia é o piloto do que vem a ser a versão mais sustentável da Moradia Semente, projeto premiado da TETO Brasil lançado no início deste ano. As Moradias Sementes são projetadas para atender famílias em situação de hipervulnerabilidade, substituindo barracos feitos de lona e madeirite por um abrigo de 27 m², que, além de portas e janelas – essas pela parceria com Esquadrisul - , oferece espaço para três cômodos, incluindo banheiro, instalação hidráulica e instalação elétrica.
“Proporcionar uma moradia com pegada sustentável e que forneça conforto e segurança para brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade é uma iniciativa que temos orgulho de apoiar, visto que a ação se conecta com os pilares do nosso propósito que são abastecimento de água seguro e eficiente, melhor saneamento e higiene, contribuindo para a construção de cidades melhores e mais resilientes ao clima e oferecendo soluções eficientes e inovadoras para o melhor desempenho na construção”, afirma Glaucia Faria, Gerente de Sustentabilidade da Amanco Wavin.
A construção visa levar mais segurança e dignidade às famílias de moradores da comunidade. Como é o caso da Rejane Alves de Souza, de 45 anos, mãe de 9 filhos e avó de 12 netos, que, por conta de uma artrose na lombar, perdeu seu emprego e se viu na necessidade de ir morar em Porto de Areia. "Não sei o que é depressão e não quero saber", afirma Rejane, que já enfrentou um câncer e hoje constrói sua nova moradia junto com a TETO, em busca de mais estabilidade para cuidar de sua saúde e também da saúde do filho mais novo que, segundo ela, já sofreu bullying por ter o barraco mais vulnerável da comunidade, mas que agora conta para todos que a casa dele é única no Brasil.
"A Moradia Semente Eco Sustentável é o projeto mais completo e robusto da TETO Brasil. Isso porque, além do impacto social que uma moradia, mesmo que emergencial, sempre tem na vida das pessoas que estão em situação de hipervulnerabilidade, é um projeto com um significativo impacto ambiental, o que é especialmente importante quando a gente lembra que as favelas são os locais mais atingidos pelos efeitos da crise climática, como as inundações e as fortes chuvas, por exemplo", explica Lucas Borges, gestor da TETO Brasil em São Paulo.
De acordo com o Presidente da ONG Biosaneamento, Luiz Fazio, a Moradia Semente Eco Sustentável representa dignidade para muitas famílias que poderão contar com tratamento de esgoto adequado e sustentável. “Para a Biosaneamento, a consolidação desta parceria com a TETO neste novo modelo de casa é fundamental para levar este projeto para mais famílias. Queremos também usar esta mesma tecnologia para fazer um projeto de módulos sanitários junto com a TETO”, destaca Fazio.
Ao apoiar o projeto da Moradia Semente Eco Sustentável, voluntários, doadores e parceiros, como a Amanco Wavin, Biosaneamento e a Fuplastic, também ajudam no alcance de 11 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) pautados pela ONU (Organização das Nações Unidas).